I Encontro de Petianos Egressos do PET Farmácia da UFOP

Fundado em abril de 1992, o grupo PET Farmácia comemorou 25 anos de fundação em 2017. Para celebrar o aniversário do grupo, resgatar memórias e promover reflexão  sobre os impactos da educação tutorial, foi organizado o I Encontro de Petianos Egressos. O evento foi gerenciado pela Fundação Educativa de Rádio e Televisão de Ouro Preto (FEOP).

O evento contou com a participação de 84 pessoas, dentre egressos, acompanhantes e atuais membros do grupo PET Farmácia. O encontro aconteceu no dia 1º de abril e contou com solenidade seguida de um coquetel. Durante a solenidade, uma mesa redonda constituída pelas petinas egressas Josélia Frade e Luciana Silami, dos tutores egressos Rinaldo Santos e Rogélio Brandão, além da atual tutora, Professora Jacqueline de Souza, e da Diretora da Escola de Farmácia, Professora Andrea Grabe, conduziu o levantamendo de memórias do grupo e a discussão dos impactos da educação tutorial.

Alguns egressos relataram que o Programa teve importante papel em sua formação acadêmica, profissional e até mesmo pessoal. Os principais relatos chamaram atenção para o fato do PET formar o estímulo à aprendizagem ativa por meio de vivências, reflexões e discussões.

Tratando do levantamento de memórias, o tutor egresso Rinaldo Santos entregou um vídeo aos atuais membros sobre uma atividade realizada pelo grupo quando estava sob sua tutoria. Confira o vídeo aqui.

Para avaliar o impacto da educação tutorial, o grupo PET Farmácia aplicou um questionário fechado de preenchimento voluntário aos egressos. As respostas revelaram que 65% dos egressos concordam totalmente e 29% estão de acordo com a corroboração do Programa no bom desempenho acadêmico. Já 88% concordam totalmente que puderam vivenciar experiências não presentes na estrutura curricular e que obtiveram algum aprimoramento humanista devido as ações de extensão realizadas enquanto petianos. Tratando-se de vida profissional, 70% responderam concordar totalmente que o PET Farmácia contribuiu de maneira positiva nos processos de seleção de estágios e empregos. Além disso, 59% concordam totalmente que o bom desempenho das atividades no atual emprego sofre impacto direto de sua participação no Programa e 65% afirmaram que as premissas do PET influencia seu trabalho, seu compromisso ético e social como profissional farmacêutico.

Após as reflexões e discussões, os egressos e membros atuais puderam compartilhar de um momento de troca de experiências, relatos, além de conhecer e formar ampla rede de contato.

Agradecemos a todos os presentes, especialmente aos petianos e tutores egressos Josélia Frade, Luciana Silami, Rinaldo Santos e Rogélio Brandão pela participação na mesa redonda. Agradecemos a Diretora Andrea Grabe por sua participação, bem como dos demais tutores egressos que mesmo ausentes nos enviaram suas mensagens. Também agradecemos a Pró-Reitoria de Graduação que, através de uma representante nos agraciou e trouxe palavras de incentivo ao grupo.