Palestra sobre Serviços de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis

No dia 23 de abril, a Escola de Farmácia recebeu o farmacêutico Wendell Santos Magalhães que falou sobre os Serviços de Assistência Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis. Este serviço faz o diagnóstico e acompanhamento de pacientes com HIV, Hepatites virais, Leishmaniose, Sífilis Gestacional, Tuberculose e Hanseníase e é composto pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM).

O Farmacêutico Wendell relatou que o serviço teve início em outubro de 2016 e conta, atualmente, com vários profissionais como Médica Infectologista, Assistente Social, Enfermeiro, Nutricionistas e Psicóloga.

Com relação aos pacientes infectados com HIV, foco principal da palestra, atualmente, 135 pacientes estão em acompanhamento, sendo que 120 deles retiram os medicamentos no serviço de Ouro Preto. São oferecidos os seguintes exames no caso de infecção pelo HIV: teste rápido para diagnóstico e contagem de linfócitos, carga viral e genotipagem no acompanhamento dos pacientes soropositivos. Foi falado ainda sobre as campanhas que serão realizadas pelo SAE e os alunos foram convidados para participar das mesmas.